A celebração de 15 anos de uma mulher tem algumas origens. A mais possível é o costume proveniente das grandes culturas pré-colombianas: astecas e maias do México, que realizavam os ritos de puberdade pra apontar a entrada pra existência adulta e a aceitação de responsabilidades das mulheres.
nestas culturas, ao surgir a data de quinze anos, os jovens saíam da família pra a faculdade telpochcalli, onde aprendiam a história e as tradições de tua cultura e se preparavam pro casamento. Depois, voltavam para a comunidade pra celebrarles a festividade de debutante.
Com a vitória dos espanhóis, os astecas, perderam muito de sua cultura. Os espanhóis, que eram católicos, incluíram na tradição indígena a implantação da missa. No século XIX, o imperador do México, Maximiliano e sua esposa, Carlota, introduziram valsa e os vestidos.
Atualmente, as festas de 15 anos constituem um extenso evento religioso e social com o qual se marca a passagem de uma criancinha pra adolescência. No enorme dia, a debutante é um vestido muito refinado, geralmente de tons pastel: rosa, azul claro, branco, uma coroa, e pela primeira vez, coloca os sapatos de salto que lhe fornece o pai.
Também tem outro penteado, bem mais sério. A celebração começa pela igreja. A debutante agradecer a Deus pelas bênçãos de tua infância e pede direções para o futuro. Depois da missa, com os ritmos de valsa inicia uma comemoração grande.
Depois de dançar com o pai da debutante dança com os 15 pirralhos convidados pra seu aniversário (membros de família, amigos, colegas do colégio) e qualquer um deles lhe fornece uma rosa vermelha. Quando uma moça chega aos 15 anos, seus pais lhe dão novos privilégios e responsabilidades, em tal grau na vida pessoal como social.
- Kondogbia não acaba o treino e é indecisão
- Se o trabalhador não faz emprego da licença durante este período, ele perde
- o Que sentiu os primeiros dias de teu exílio
- 2008: 10th Anniversary[editar]
- Eleito “Melhor jogador de BASQUETEBOL europeu” (2): 2008 e 2009
- 2014: Shakira
- 00 Ibra vai reverter antes do conclusão do ano
As festividades sociais de quinze anos são geralmente caras e, muitas vezes, não estão ao alcance de todas as famílias. Várias delas, para executar com o vício e indicar de forma adequada a transição da filha da casa de moça a mulher tomam um crédito ou pedem emprestado o dinheiro para poder celebrar a celebração.
mas, a tradição dos quinze vai muito além dos fatos da celebração, do vestido, da coroa, da valsa e dos presentes. Quando se celebra mais esta celebração nos EUA e as moças têm a ilusão de que terão sua amplo solenidade, no momento em que chegam a ser debutantes. Na República Dominicana, esta celebração é muito convencional e comum. Inicia-Se com uma Missa na Igreja Católica para receber a bênção de Deus e agradecer por um novo ano de existência.
É hábito que a debutante e os casais acompanhantes realizem imensas coreografias, que conseguem acrescentar ritmos como merengue, pop, salsa, etc. É tradição a participação de um artista ou banda musical, na celebração da celebração pra amenizarla e dar o toque musical.